Nossa grande esperança é que esses novos cenários e redes de aprendizagem integrada possam vir a colaborar não apenas para a evolução das ciências, mais principalmente para a reconstrução da dignidade humana, a partir da criação e da vivência de novos processos educacionais nesses novos espaços, nutridos pelo respeito, pela amorosidade, pelo cuidado, pela capacidade de reflexão e ações voltadas para o desenvolvimento da consciência humana, individual e coletiva.

(MORAES, 2008, p.146)

terça-feira, 13 de novembro de 2018

Colégio Estadual Darcy Ribeiro realiza I Feira do Conhecimento.



A Escola Estadual Darcy Ribeiro, localizada no município de Pugmil, jurisdicionada à Diretoria Regional de Educação (DRE) de Paraíso, realizou na última sexta-feira, 09 de novembro, a I Feira do Conhecimento. A ação foi idealizada por toda equipe escolar, em conjunto com os alunos cujo objetivo foi estimular a pesquisa e a produção científica.
As atividades foram desenvolvidas nas dependências da Escola e foi estendido convite às escolas municipais, Secretaria de Educação, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, entre outros órgãos do município para que visitasse a I Feira do Conhecimento, onde foi mostrado trabalho interdisciplinar nas diferentes áreas do conhecimento, em exposição  realizados pelos alunos, com a orientação dos respectivos professores.
 Visou ainda a  ação proporcionar estratégicas para a aquisição de conhecimentos e criar condições de socialização e valorização dos trabalhos produzidos pelos alunos e professores, de forma a tornar públicas atividades significativas desenvolvidas no ambiente escolar, bem como promover a multiplicidade de ideias com referencias nas disciplinas, integrando os conteúdos aos trabalhos, tanto no Ensino Fundamental como no Ensino Médio
De acordo, Maria do Socorro Rodrigues Nogueira Coelho, Coordenadora Pedagógica, a aprendizagem integral dos alunos é um dos objetivos do Colégio Darcy Ribeiro, e na Feira do Conhecimento foi possível perceber o resultado dos trabalhos.
Para a Professora de Língua Portuguesa,  Adriana Pereira,  foi uma troca de experiência efetivada pelos alunos e professores, passando de uma concepção fragmentada para uma concepção ampla de conhecimento. Segundo a professora, a prática pedagógica por meio da interdisciplinaridade, propicia a construção de uma escola participativa e decisiva na formação de cidadãos.
Segundo a Gestora da Escola Municipal João Pereira da Mota, Nilta Maria Rodrigues Galvão, a Feira do Conhecimento foi muito importante, tanto para os alunos da própria escola, quanto para os visitantes. A Gestora ressaltou que os alunos de sua escola que foram, admiraram os trabalhos, considerando muito importantes. A Gestora acompanhou os alunos e considerou relevante o trabalho.










Nenhum comentário:

Postar um comentário