Nossa grande esperança é que esses novos cenários e redes de aprendizagem integrada possam vir a colaborar não apenas para a evolução das ciências, mais principalmente para a reconstrução da dignidade humana, a partir da criação e da vivência de novos processos educacionais nesses novos espaços, nutridos pelo respeito, pela amorosidade, pelo cuidado, pela capacidade de reflexão e ações voltadas para o desenvolvimento da consciência humana, individual e coletiva.

(MORAES, 2008, p.146)

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARAÍSO, GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO  E PROCON REALIZAM CAPACITAÇÃO NA DRE DE PARAÍSO


Aconteceu na manhã do dia 31/10/2018, capacitação para servidores multiplicadores, como parte do Projeto Saber consumir, ministrado pela facilitadora Liliane de Moura Borges. A capacitação que aconteceu das 08 às 12 h abordou os temas:
Objetivos da Capacitação, breve histórico da atuação nas escolas, Mercado de consumo no Brasil, a Importância da Educação para o consumo e, também foi realizado um debate aberto entre os participantes.
Foram apresentados o Manual do Multiplicador, o Código de Defesa do Consumidor, o Caderno de Atividades.
Segundo a Diretora do Colégio estadual JK, Ana Lúcia  Ferreira Rosal, o mais importante é que o tema abordado inclui o currículo que os professores aplicarão, sem comprometer o tempo pedagógico.
A Diretora Regional de Educação Meyrivane do Santos Teixeira Arraes presente na formação, evidenciou a importância do PROCON junto a SEDUC, formando cidadãos conscientes dos direitos e deveres sobre os quais se projetam a nação brasileira.


















  1. Objetivo do Projeto O Projeto pretende estimular os educadores a trabalhar a educação para o consumo consciente e responsável , visando despertar nos alunos uma atitude de atenção constante frente aos mais variados fatores das relações de consumo que estabelecem no seu cotidiano.
  2. Para consumir é necessário:  Ser consciente no momento da compra;  Distinguir necessidade de desejo;  Comparar preços; Agir com responsabilidade social e ambiental;  Fazer valer os seus direitos.
  3. Quais são os direitos básicos do consumidor?Liberdade de escolha;  Informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços; Proteção contra publicidade enganosa; 
  4.  Prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais;  Proteção jurídica.
  5. Quem são os consumidores? Todos nós somos consumidores . Voluntariamente ou por obrigação, consumimos alimentos , roupas, utilizamos serviços de transporte , etc. É consumidor quem... ...compra um litro de leite para beber; ...viaja de avião; ...almoça em restaurante; ...utiliza o serviço de água, luz , telefone; ...ganha uma camiseta ou outro produto.
  6.  Devemos consumir com consciência
  7. Consumir em excesso e sem controle pode ser um grande problema...
  8. O que o consumidor não deve comprar?  Produtos com prazo de validade vencido;  Produtos com má aparência , latas amassadas , estufadas , ou enferrujadas ;  Produtos falsificados;  Produtos sem identificação do fornecedor;  Qualquer produto sem antes pesquisar os preços;  Produtos de que não necessita.
  9. Seja um consumidor esperto... Compre somente o que precisar!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário