Nossa grande esperança é que esses novos cenários e redes de aprendizagem integrada possam vir a colaborar não apenas para a evolução das ciências, mais principalmente para a reconstrução da dignidade humana, a partir da criação e da vivência de novos processos educacionais nesses novos espaços, nutridos pelo respeito, pela amorosidade, pelo cuidado, pela capacidade de reflexão e ações voltadas para o desenvolvimento da consciência humana, individual e coletiva.

(MORAES, 2008, p.146)

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Estudante de Marianópolis é medalhista de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática

O estudante Inácio Henrique Borgert, de Marianópolis do Tocantins, é medalhista de bronze na edição 2018 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Ele é aluno da turma 62.02 do Colégio Estadual David Barbosa Rolins e se destacou pelo bom desempenho obtido na competição, organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
A diretora do colégio, professora Normeide Romão da Silva Santos, afirma que a premiação vai motivar ainda mais os alunos a se dedicarem aos estudos. Ela destaca que buscará mais conquistas nas próximas edições da competição. “Estamos felizes pela conquista do Inácio. Ele é motivo de orgulho para nós”, disse a gestora.

Inácio Henrique Borgert, medalhista de bronze da OBMEP 2018. (Foto: Arquivo pessoal)

De acordo com a professora de matemática, Sônia Maria, Inácio tem um desempenho diferenciado. “Ele realiza todas as atividades propostas. Sua facilidade de resolvê-las é admirável. Na turma temos vários alunos com bom desempenho, mas ele se destaca, principalmente por sua dedicação e compromisso”, elogiou a educadora.
Inácio explica que entrou na competição sem muitas expectativas, mas ao saber da sua classificação para a segunda fase, entendeu a importância da competição e decidiu continuar. “Na segunda prova eu estava nervoso. Pensei que não acertaria nenhuma questão, mas gostei da prova, apesar de estressante”, comentou o aluno premiado.

A CPM Unidade V lidera o ranking de medalhas na regional de Paraíso.
A nível nacional, a olimpíada distribuiu, entre os estudantes de escolas públicas, um total de 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata, 4.500 de bronze e 40.946 menções honrosas. No Tocantins, 33 alunos da rede pública conquistaram medalha de bronze.
As cerimônias de premiação da Obmep 2018 serão realizadas no próximo ano, com data a ser definida.

terça-feira, 27 de novembro de 2018

COLÉGIO MILITAR DE PARAÍSO PROMOVE 1ª NOITE
CULTURAL E CULMINÂNCIA  DE PROJETO ESCRAVO NEM PENSAR


Com auditório lotado de alunos e comunidade, o CPM V promoveu momento cultural, onde expôs talentos nos diversos segmentos culturais. O que se viu foi um show de apresentações culturais, organização e envolvimento de toda equipe de servidores, que se juntaram competências e  habilidades através da arte.
Com aproximadamente 900 alunos, a UE tem se destacado pela disciplina dos alunos e docentes, obtendo resultados surpreendentes, inclusive nas provas OBEMEP,  resultado pelo qual receberam homenagem da Diretora Regional de Educação, que também compareceu ao evento. Em seu pronunciamento enfatizou a "importância da disciplina no ensino-aprendizagem, reflexo direto nos resultados das avaliações externas."

























sexta-feira, 23 de novembro de 2018


INSTITUTO PRESBITERIANO VALE DO TOCANTINS REALIZA DEBATE SOBRE USO DE ENTORPECENTES

Na manhã desta sexta-feira dia 23, O Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins realizou debate sobre o uso de entorpecentes e suas consequências, para alunos do ensino médio. O mediador, Pastor Leojanes Neiva abordou temas que são pertinentes sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas, proporcionando um debate informativo e contundente sobre assunto tão em pauta na sociedade mundial. Leojanes é Diretor Presidente da Ong Jovens de Valor, e milita há mais de 22 anos nesse tema.

CENTRO DE ENSINO MÉDIO JOSÉ ALVES DE ASSIS REALIZA FEIRA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA


Com o objetivo de  despertar o gosto pela ciência e pela pesquisa O CEM José Alves de Assis realizou a Feira de Ciências da Natureza, visando colocar a teoria em prática, despertando nos estudantes a curiosidade científica, treinando-os na utilização da metodologia científica, estimulando-os a formular questões científicas baseadas na realidade cotidiana por eles vivenciada e despertando um maior interesse Cem José de Assis.
Segundo a  coordenadora Maria Célia P. Borges da Área de ciências da natureza, "foi muito gratificante coordenar, junto com os professores, os trabalhos que foram realizados. Incentivar a realização da feira de ciências e proporcionar as condições necessárias para que ela acontecesse, foi de suma importância. Garantindo juntos aos professores, que todos os estudantes tivessem a oportunidade de participar das atividades."
A professora  Keila Lima Alves Barros ressaltou que "a realização da Feira de Ciências veio complementar o aprendizado dos alunos, utilizando na prática o que aprenderam na teoria nas salas de aulas. Pude observar o comportamento dos educandos com suas experiências e as pesquisas realizadas para a melhor apresentação dos seus experimentos. A criatividade dos alunos foi um dos maiores destaques desta feira de ciências, onde buscaram coisas novas e diversificadas."
A participação e comprometimento de todos da equipe Cem foi fundamental para o sucesso deste projeto.
Segundo o  professor Ruan Carlos de Araújo, "a feira de Ciências foi de suma importância para o ensino aprendizagem dos alunos, pois a melhor forma de aprender é fazendo colocando assim, teoria e pratica lado a lado."
O Aluno  Pedro Gabriel V. Damana da turma 23-03 afirmou: "participei da feira apresentando um trabalho acerca das dimensões físicas, com essa temática tive a oportunidade de aprender uma matéria extracurricular, sem contar o vasto conhecimento das outras apresentações, achei a feira de ciências uma oportunidade para o conhecimento cientifica, que deve ser apoiada e ter continuidade."
A Aluna  Flomira Marques Martins Neta  da 23-03 dia a feira de ciências ocorreu no dia 21 de novembro, as apresentações contribuiriam para o aprendizado de todos os alunos por conterem conteúdos de química, física e biologia.
Em seu depoimento a aluna Ana Vitoria da turma 23-0 falou que "a realização da feira de ciências em nossa instituição de ensino foi de suma importância para o aprendizado dos alunos. Houve a organização de apresentações fora das salas de aula em que o corpo discente preparou-se estudando a teoria de seus experimentos, de química, física e biologia. Todos se beneficiaram com a realização deste evento."