Nossa grande esperança é que esses novos cenários e redes de aprendizagem integrada possam vir a colaborar não apenas para a evolução das ciências, mais principalmente para a reconstrução da dignidade humana, a partir da criação e da vivência de novos processos educacionais nesses novos espaços, nutridos pelo respeito, pela amorosidade, pelo cuidado, pela capacidade de reflexão e ações voltadas para o desenvolvimento da consciência humana, individual e coletiva.

(MORAES, 2008, p.146)

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019


Jovens embaixadores retornam dos Estados Unidos com propostas para estudantes

Após 21 dias de intercâmbio nos Estados Unidos, os jovens embaixadores Rafael Aguiar Moraes, de Paraíso, e Ana Gabriela Alves Guerra, de Araguaína, retornaram ao Tocantins com as experiências adquiridas e com ideias de projetos a serem implantados para estudantes.
Rafael Aguiar foi aluno do Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins, de Paraíso do Tocantins, jurisdicionado à Diretoria Regional de Educação de Paraíso. Ana Gabriela estudou no Colégio Pré-Universitário, de Araguaína.
O nível intelectual cognitivo dos estudantes tocantinenses está melhorando a cada ano. Isso foi um dos motivos que fez aumentar o número de candidatos selecionados para o programa Jovem Embaixador.
Conforme Maria da Conceição Ranke, coordenadora do Programa Jovem Embaixador no Tocantins, o nível de conhecimento dos candidatos vem melhorando a cada ano. “A seleção dos candidatos é bem rigorosa, e os participantes conseguiram responder ao que foi solicitado com sucesso. A desenvoltura dos candidatos nas modalidades de escrita, oralidade, escuta e fala foi muito boa”, destacou.
Ao todo, 50 candidatos brasileiros foram para a missão nos Estados Unidos neste ano de 2019. Eles participaram de diversas atividades, destacando-se visitas a escolas e projetos, atividades de voluntariado e, como representantes da juventude brasileira nos EUA, fizeram apresentações sobre o Brasil, sua cultura e seu povo.
O resultado do trabalho é a apresentação de um plano de ação na área de justiça social e voluntariado, para ser implementado em suas comunidades após o retorno ao Brasil.
Para Ana Gabriela Alves Guerra, o programa proporcionou uma grande oportunidade. “Eu adquiri novos conhecimentos, aprimorei meus conhecimentos sobre a língua inglesa, e agradeço muito à Secretaria da Educação do Estado pela oportunidade”, disse.
Segundo Rafael Aguiar, vários fatores foram importantes para sua classificação. “Considerei essencial a oralidade na hora da seleção. Há também situações que fazem parte do processo como o trabalho voluntário, eu faço parte de uma ONG que recolhe cães de rua e os coloca para adoção”, disse.
O jovem embaixador, que tem como uma de suas aspirações ser professor de matemática, considera que aprendeu muito sobre projetos sociais, “melhorar a sociedade em vários aspectos com a implantação de projetos fez parte das ações desenvolvidas durante a missão”.
Rafael Aguiar já está com o projeto “Tutoring for college”, que tem como objetivo contribuir para a preparação de estudantes ingressarem no ensino superior com mais facilidade. É um incentivo a mais para quem deseja melhorar o conhecimento e ingressar nas universidades.
Conforme Raimunda Gomes de Aguiar, mãe do Rafael Aguiar, atribuir a responsabilidade à pessoa pode fazer a diferença para o sucesso nos estudos. “Sou a principal responsável pela orientação dos meus três filhos, já que há 16 anos eles perderam o pai. Trabalho com eles sobre as responsabilidades que cada um deve ter. Rafael sempre foi um menino muito dedicado e responsável com os estudos. Participou de um curso de inglês que, em um ano de duração, passou a ser instrutor. Estou muito feliz”, afirmou.
De acordo com Adriana Pereira Aguiar, Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes,  experiências como essa contribui para uma aprendizagem que vai além do conhecimento da língua inglesa. “É uma questão que engloba, de forma interativa, a relação sociológica dos estudantes ao conhecer outras culturas”, ponderou.
A secretária Adriana Aguiar sugeriu que seja feito um trabalho voltado para resgate do que foi feito com os outros jovens embaixadores. “É interessante fazer um resgate do trabalho dos outros estudantes que já participaram do programa Jovens Embaixadores. E que nesse trabalho sejam relacionadas dicas e orientações importantes  para os estudantes, e concretizado em material de trabalho a ser desenvolvido em todo o Estado”, finalizou. 


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