Nossa grande esperança é que esses novos cenários e redes de aprendizagem integrada possam vir a colaborar não apenas para a evolução das ciências, mais principalmente para a reconstrução da dignidade humana, a partir da criação e da vivência de novos processos educacionais nesses novos espaços, nutridos pelo respeito, pela amorosidade, pelo cuidado, pela capacidade de reflexão e ações voltadas para o desenvolvimento da consciência humana, individual e coletiva.

(MORAES, 2008, p.146)

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARAÍSO, GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO  E PROCON REALIZAM CAPACITAÇÃO NA DRE DE PARAÍSO


Aconteceu na manhã do dia 31/10/2018, capacitação para servidores multiplicadores, como parte do Projeto Saber consumir, ministrado pela facilitadora Liliane de Moura Borges. A capacitação que aconteceu das 08 às 12 h abordou os temas:
Objetivos da Capacitação, breve histórico da atuação nas escolas, Mercado de consumo no Brasil, a Importância da Educação para o consumo e, também foi realizado um debate aberto entre os participantes.
Foram apresentados o Manual do Multiplicador, o Código de Defesa do Consumidor, o Caderno de Atividades.
Segundo a Diretora do Colégio estadual JK, Ana Lúcia  Ferreira Rosal, o mais importante é que o tema abordado inclui o currículo que os professores aplicarão, sem comprometer o tempo pedagógico.
A Diretora Regional de Educação Meyrivane do Santos Teixeira Arraes presente na formação, evidenciou a importância do PROCON junto a SEDUC, formando cidadãos conscientes dos direitos e deveres sobre os quais se projetam a nação brasileira.


















  1. Objetivo do Projeto O Projeto pretende estimular os educadores a trabalhar a educação para o consumo consciente e responsável , visando despertar nos alunos uma atitude de atenção constante frente aos mais variados fatores das relações de consumo que estabelecem no seu cotidiano.
  2. Para consumir é necessário:  Ser consciente no momento da compra;  Distinguir necessidade de desejo;  Comparar preços; Agir com responsabilidade social e ambiental;  Fazer valer os seus direitos.
  3. Quais são os direitos básicos do consumidor?Liberdade de escolha;  Informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços; Proteção contra publicidade enganosa; 
  4.  Prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais;  Proteção jurídica.
  5. Quem são os consumidores? Todos nós somos consumidores . Voluntariamente ou por obrigação, consumimos alimentos , roupas, utilizamos serviços de transporte , etc. É consumidor quem... ...compra um litro de leite para beber; ...viaja de avião; ...almoça em restaurante; ...utiliza o serviço de água, luz , telefone; ...ganha uma camiseta ou outro produto.
  6.  Devemos consumir com consciência
  7. Consumir em excesso e sem controle pode ser um grande problema...
  8. O que o consumidor não deve comprar?  Produtos com prazo de validade vencido;  Produtos com má aparência , latas amassadas , estufadas , ou enferrujadas ;  Produtos falsificados;  Produtos sem identificação do fornecedor;  Qualquer produto sem antes pesquisar os preços;  Produtos de que não necessita.
  9. Seja um consumidor esperto... Compre somente o que precisar!!!!!!

Estudantes de Paraíso e Araguaína representarão o Tocantins no Programa Jovens Embaixadores 2019

Os estudantes Rafael Aguiar Morais, do Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins, de Paraíso, e Ana Gabriella Alves Guerra, do Colégio Pré-Universitário de Araguaína, foram selecionados para representar o Tocantins em intercâmbio aos Estados Unidos, em janeiro de 2019. A viagem faz parte do Programa Jovens Embaixadores, promovido pela Embaixada Americana em parceria, no Tocantins, com a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), que visa reconhecer valores e o protagonismo em estudantes de escolas públicas por meio do voluntariado.
O resultado foi divulgado pela Embaixada na terça-feira, 30, e indicou os representantes das 27 unidades federativas brasileiras que participarão da imersão cultural nos Estados Unidos a partir de 8 de janeiro de 2019. Para chegar ao resultado final, os alunos, além de realizarem trabalhos voluntários junto à comunidade escolar, passaram por um processo seletivo composto por avaliações em fala e escrita em Língua Inglesa.
Para Rafael, que tem 17 anos e estuda na 3ª série do ensino médio, poder representar o Tocantins em um programa como o Jovens Embaixadores é uma grande satisfação. “Ser selecionado para o Programa foi uma experiência muito gratificante e eu sei que isso é fruto do meu esforço e do meu trabalho, e porque sonhei alto e acreditei nos meus sonhos. Meu trabalho é na ONG Anjos de Patas. A gente recolhe animais de rua, cuida deles e dá abrigo até eles conseguirem um lar adotivo para poderem viver. Estou extremamente feliz e grato a todo mundo que me ajudou a chegar até aqui. Sei que não conseguiria sozinho”, celebrou.
Já Ana Gabriella, que tem 16 anos e está na 2ª série do ensino médio, frisou a emoção em poder participar do programa, que leva, anualmente, alunos para viver um período nos EUA. “Ser selecionada como Jovem Embaixadora, para mim, é muito gratificante, pois sei que irei representar a minha escola e meu estado fora do País. Com isso, terei a oportunidade de conhecer novas pessoas, lugares e adquirir novos conhecimentos”, destacou.
No Colégio Pré-Universitário, a aluna realiza um trabalho voltado para a aprendizagem em Língua Inglesa para um grupo especial de estudantes. “Eu realizo um trabalho de monitoria em Língua Inglesa, mas com foco voltado para alunos com necessidades especiais. E isso significa que todos podem aprender e adquirir conhecimento, independente das dificuldades”, frisou.
Coordenadora estadual do Programa, Maria da Conceição Ranke explicou que neste ano dois alunos foram selecionados para o intercâmbio nos Estados Unidos, por conta da qualidade no trabalho desenvolvido por eles e pelas avaliações que eles realizaram no decorrer da seleção para o projeto. “Devido ao excelente nível dos nossos jovens, e a um trabalho voluntário consistente, em janeiro de 2019, dois estudantes farão o intercâmbio nos EUA. Assim, comemoramos por ter dois Jovens Embaixadores”, pontuou.
Para a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, programas como o Jovens Embaixadores incentivam os alunos a irem além das atividades da sala de aula. “É muito importante que os nossos alunos assumam esse protagonismo e desenvolvam trabalhos que beneficiem não só a escola, mas toda a comunidade. Tenho certeza de que essa oportunidade de fazer um intercâmbio e conhecer uma nova cultura e realidade será um aprendizado a mais para nossos jovens”, disse.
Presbiteriano
Rafael é o segundo aluno consecutivo do Instituto Presbiteriano do Tocantins a ser selecionado para o programa Jovens Embaixadores. Em 2017, Maria Carolina Azevedo foi escolhida para representar o Tocantins no mesmo intercâmbio, realizado em janeiro deste ano. Além disso, a escola teve a aluna Thatiellen Almeida Ribeiro, também classificada para a fase final na edição deste ano do programa. “Nossa professora sempre nos incentivou a realizar o trabalho voluntário e a participar do programa, tanto a mim, quanto a Thatiellen, e isso é muito importante para nós”, completou.
Além de Rafael, Ana Gabriella e Thatiellen, João Vitor Ribeiro Lima - do Colégio Estadual Professora Ranulfa, localizado em Aurora do Tocantins - também foi finalista do programa este ano e, por esta razão, Thatiellen e João Vitor participarão do curso English Immersion Program, em Brasília, em 2019.
Programa Jovens Embaixadores
Criado em 2002, o programa visa fortalecer o ensino público a partir de alunos que são destaque em suas escolas, por meio do voluntariado. Os selecionados viajam em janeiro para um programa de intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, conhecem a capital daquele país e seus principais monumentos, participam de reuniões com organizações do setor público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem.
Após a semana em Washington, os participantes são divididos em grupos menores e viajam para diferentes estados nos EUA, onde são recebidos por famílias-anfitriãs, frequentam aulas em escolas locais e interagem com estudantes americanos da mesma idade, participam de atividades de responsabilidade social e cultural nas comunidades e fazem apresentações sobre o Brasil.
A experiência de ser um Jovem Embaixador oferece a esses estudantes a oportunidade de expandir seus horizontes, ao mesmo tempo em que eles auxiliam no fortalecimento dos laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.

https://seduc.to.gov.br/noticia/2018/10/31/estudantes-de-paraiso-e-araguaina-representarao-o-tocantins-no-programa-jovens-embaixadores-2019/

GALERIA DE FOTOS





APRESENTAÇÃO COLÉGIO SÃO JOSÉ










THATIELLEN ALMEIDA

RAFAEL  AGUIAR EM SUA RESIDÊNCIA


RAFAEL AGUIRA JOVEM EMBAIXADOR
NO CENTRO DE LÍNGUAS COM MARIA CAROLINA
JOVEM EMBAIXADORA 2018, E COM O SEMI-FINALISTA
EROS SILVAN BORGES



sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Seminário de Tecnologias


A Diretoria Regional de Educação de Paraíso, através da Assessoria  do Núcleo de Tecnologia Educacional realiza o II Seminário de Integração de Tecnologias no contexto escolar, em decorrência do encerramento do curso Integração de Tecnologias na escola que iniciou em abril do corrente ano.
Paulo Freire em suas sábias palavras disse: “O homem concreto deve se instrumentar com o recurso da ciência e da tecnologia para melhor lutar pela causa de sua humanização e de sua libertação”. Vivemos um momento de mudanças constantes em relação ao avanço das tecnologias digitais, nossas escolas estão se esforçando para avançar na integração desses recursos nos trabalhos pedagógicos contribuindo para uma maior qualidade na educação.
O seminário contou com apresentação das escolas e palestra sobre as tecnologias digitais com o tema: criatividade tridimensional e possibilidades educativas da animação 3D. Após a fala de Idelneides Ribeiro e Meyrivane, a professora Ma. Deusirene  professora multiplicadora do Núcleo de Tecnologia Educacional da DRE, falou sobre a integração de tecnologias na escola, limites e possibilidades. Em seguida realizou-se uma mesa redonda com apresentação dos trabalhos dos cursista, sendo: Professora Milena Pádua e Fabiana, da Escola Estadual Deusa Moraes; Professoras Ivanilde e Geice Lea da Escola Estadual Trajano Coelho Neto; Professores: Eduardo Nascimento, Margarida e Luciene do Colégio José Nézio Ramos; Professor William Borgo do Centro de Ensino Médio José Alves de Assis; Professora Técnica de currículo de DRE, Wesliane; Professora Ianka do Colégio Estadual Idalina de Paula.
Validamos a participação de todas as escolas, parafraseando Andrea Ramal, podemos dizer que “Agora sim, está em nossas mãos a derrubada dos muros para fazer conexões com o mundo, a criação do espaço para a arte e a poesia, o tempo para o diálogo amigo, o trabalho cooperativo, a discussão coletiva, a partilha dos sentidos. Está em nossas mãos a construção de uma escola mais feliz. Feita por mestres e alunos que saibam, juntos, propor links e janelas para a sala de aula. Onde aprender não seja uma tarefa árdua e penosa, mas, sim, uma aventura”. (RAMAL)
No seminário tivemos a participação Palestrante Me. Erick Henrique Goes,  Analista e, TI da Gerencia de Ensino da Educação a Distancia da SEduc, graduado em processamento de dados pela UNITINS, Pós graduado em produção de software com ênfase em software livre pela UFLA –MG. Mestre em Educação pela UFT. Pesquisador na área de Aprendizagem Intergeracional mediada por games e animações 2d e 3d, Atualmente trabalha na Gerência de Ensino a Distancia da Seduc. 


quinta-feira, 25 de outubro de 2018

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARAÍSO REALIZA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES

Está acontecendo no Auditório da Diretoria Regional de Educação, uma Formação Continuada para professores de matemática e coordenadores pedagógicos das escolas estaduais jurisdicionadas à DRE de Paraíso do Tocantins. A formação prevista para acontecer nos dias 25 e 26 de outubro de 2018, atende servidores de escolas localizadas em doze municípios localizados no Vale do Araguaia, sendo previsto também formação para servidores lotados em Paraíso. Com o tema:  Revisão de Itens, Escala de Proeficiência em Matemática e Recuperação Paralela, os técnicos Professor Arlindo Moreira e Professora Denise Alves contou com o apoio da Assessoria Pedagógica. Baseada na troca de conhecimentos, a formação traz um novo olhar sobre as questões abordadas, buscando sempre melhores resultados nas avaliações externas e índice  de aprendizagem dos alunos, que é o objetivo maior da educação.
Sensibilizada com demandas ouvidas durante visitas a todas UE's , a Diretora Regional de Educação busca essas formações como "mecanismo de aprimoramento e desenvolvimento profissional, buscando sempre a essência do que é de fato, o ensino-aprendizagem", evidenciou a Diretora.