A Federação das APAES do Tocantins (FEAPAES-TO) e a APAE Paraíso do Tocantins abriram oficialmente na noite desta sexta-feira (7) a 9ª edição da Olimpíada Especial das APAEs do Tocantins. O evento, cujo objetivo é valorizar e reconhecer o potencial dos alunos atletas com deficiência múltipla, aconteceu no Ginásio de Esportes Ercílio Bezerra de Castro, no centro da cidade.
Participam, ao todo, 26 cidades onde a APAE está presente: Aliança do Tocantins, Alvorada, Araguaína, Araguaçu, Barrolândia, Cristalândia, Dianópolis, Wanderlândia, Colinas do Tocantins, Colmeia, Fátima, Fortaleza do Tabocão, Formoso do Araguaia, Guaraí, Gurupi, Lagoa da Confusão, Miracema do Tocantins, Miranorte, Nova Olinda, Porto Nacional, Palmas, Pedro Afonso, Ponte Alta do Tocantins, Rio dos Bois, Tocantinópolis e Paraíso do Tocantins, cidade anfitriã dos jogos.
Sentaram à mesa de autoridades o presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Paraíso do Tocantins, vereador Professor Deley; a diretora regional de ensino de Paraíso do Tocantins, Meyrevane Arraes; a superintendente de Desenvolvimento de Educação, Elsamar Araújo, na oportunidade representando a secretária de Estado de Educação, Juventude e Esportes, professora Adriana da Costa Pereira Aguiar; a deputada federal Professora Dorinha Seabra; a secretária municipal de Educação e Cultura de Paraíso do Tocantins, Lizete Coelho, que também representou o prefeito da cidade, Moisés Avelino, que se encontra em tratamento médico; a diretora da Escola Especial Luz da Vida, de Paraíso do Tocantins, Maria Sônia Santos Sousa; o coordenador de Esportes e Lazer da Federação nacional das APAES, Roberto Soares; o coordenador de Esportes e Lazer da FEAPAES-TO, Valmir Fernandes de Lira; a presidente da Apae Paraíso, Kelly Cristina Dantas, Presidente da APAE PARAÍSO; os autodefensores estatuais Wedes Ney Marques Lima e Charlini Zanini; a presidente da FEAPAES-TO, Marciane Machado Silva; e o presidente nacional da FEAPAES, José Turozi.
Foram registradas, ainda, as presenças dos vereadores de Paraíso do Tocantins JC, Adriano Moraes e Walter Gontijo.
O primeiro ato da programação da cerimônia da abertura consistiu na entrada triunfal das bandeiras, que foram conduzidas pelos alunos Janson de Carvalho e Sá Júnior, Sara Custódio de Carvalho, Cesar Augusto Marques Filho, Luana Lima da Silva e Guilherme Eugênio assunção Júnior.
Após a entrada das bandeiras, uma a uma, a delegações dos municípios adentraram ao recinto, cabendo à delegação de Paraíso do Tocantins, entrar por último, recebendo os aplausos calorosos da platéia presente no Ginásio ao som do hino oficial da APAE Paraíso na voz da professora Simone Ribeiro. O hino é uma composição do imortal da Academia de Letras de Paraíso (ALP), Ademir Rêgo, com música do compositor e cantor William Cavalcante.
Toda a programação teve o apoio de alunos da Escola Militar de Paraíso do Tocantins
O presidente nacional da FENAPAES, José Turozi, encantou-se tão logo viu a letra e a música do hino da Apae Paraíso. De acordo com informações da Direção da APAE Paraíso, o presidente afirmou que pretende propor que o hino seja oficializado pela FENAPAES.
O evento seguiu com um momento devocional conduzido pelo Pastor Aurélio Mota Monteiro, seguido pela execução do Hino Nacional Brasileiro e do Hino do Excepcional pelo aluno da APAE Paraíso Lucas Emanuel.
Durante o espaço aberto aos pronunciamentos das autoridades, a presidente da APAE Paraíso, Kelly Cristina Dantas, usou a palavra para falar das dificuldades para a realização da olimpíada, mas fez questão de agradecer aos seus colaboradores e, principalmente, aos voluntários e às autoridades do seu município. A gestora citou o prefeito Moisés Avelino como principal parceiro da instituição.
O presidente Nacional da FEAPAES, José Turozi, agradeceu a receptividade e a criatividade dos organizadores da olimpíada. Ele garantiu, ainda, que os melhores classificados em cada modalidade esportiva desta da competição serão convocados para a Olimpíada Nacional das APAES, que será realizada ainda neste ano em Canoas (RS).
A presidente da FEAPAE-TO, Marciane Machado Silva, muito emocionada, falou das dificuldades enfrentadas pelas APAES, nas quais a falta de políticas públicas emperra o desenvolvimento de atividades. A gestora não poupou críticas à classe política. “Algumas das felegações presentes tiveram que fazer pedágios nas ruas ou nas estradas para angariar recursos para poderem estar presentes nesta olimpíada”, protestou.
Por outro lado, a presidente elogiou o trabalho da Direção da APAE Paraíso, bem como hino da Associação. Ela também agradeceu a presença de todas as delegações.
A abertura também contou com apresentações artísticas. Um grupo de dança do Câmpus Paraíso do Tocantins do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), sob a coordenação do professor Robertinho, fez duas apresentações, uma coletiva e outra individual.
O Juramento do Atleta foi proferido na sequência da programação pelo aluno autodefensor da Apae Paraíso do Tocantins Wemerson Guerra.
No último ato da cerimônia, toda a quadra do ginásio foi esvaziada para que a professora Simone Ribeiro conduzisse um dos momentos mais esperados pela organização e o público: a apresentação do espetáculo “Todos os Tons”, com alunos da APAE Paraíso do Tocantins, que deram um verdadeiro show de apresentação, arrancando aplausos do público.
Por fim, a presidente da FEAPAE-TO, Marciane Machado Silva, agradeceu a presença de todos os profissionais das APAEs do estado e de Paraíso, colaboradores, voluntários, alunos/atletas, presidentes e diretores, autodefensores, equipe da FENAPAES, autoridades, coordenadores e a toda Comissão Organizadora pela realização desta IX Olimpíada Especial das APAES 2018