Nossa grande esperança é que esses novos cenários e redes de aprendizagem integrada possam vir a colaborar não apenas para a evolução das ciências, mais principalmente para a reconstrução da dignidade humana, a partir da criação e da vivência de novos processos educacionais nesses novos espaços, nutridos pelo respeito, pela amorosidade, pelo cuidado, pela capacidade de reflexão e ações voltadas para o desenvolvimento da consciência humana, individual e coletiva.

(MORAES, 2008, p.146)

segunda-feira, 25 de junho de 2018

Orquestra Sinfônica Granada do Tocantins encerra semestre letivo com apresentação em Paraíso (TO)

A Orquestra Sinfônica Granada do Tocantins realizou na noite desta quinta-feira (21) seu último concerto deste semestre letivo. A apresentação aconteceu na Praça José Torres, centro de Paraíso do Tocantins.
Na apresentação desta noite, vários pais de alunos da orquestra, professores e populares prestigiaram o evento. A diretora da Escola Girassol de Tempo Integral Trajano Coelho Neto, Ana Maria Fernandes, também acompanhou toda apresentação.


Após abrir a noite sinfônica a Maestrina Dorinha Brandalise, atendendo ao pedido da aluna Sofia, permitiu que a mesma se apresentasse como maestrina, sendo muito aplaudida após a apresentação de apenas uma música.
A Orquestra faz parte de um projeto estudantil integrado à Escola Girassol de Tempo Integral Trajano Coelho Neto. Criada em 18 de novembro de 2013 pela SEDUC TO Secretaria de Educação Juventude e Esportes  do Estado do Tocantins, em parceria com a Prefeitura Municipal de Paraíso do Tocantins através da SEMEC e Diretoria de Cultura.

Orquestra apresentou nove músicas de seu repertório musical para o público presente.
MÚSICOS DO CONCERTO:
1º VIOLINOS: Samara,Yasmim, Maria Laura, Fernanda, Rogério e Daniela
2º VIOLINOS: Aline, Tatyellem, Yasmim, Davi, Vitória, Isabela Isalara Emully, Laura, Tiago e Júlia
1ª VIOLA: Laysa, , Profª. Socorro
2ª VIOLA: Shophia, Amenninri, João Pedro, Matheus
VIOLONCELLO: Isabella e Letícia
CONTRABAIXO: Arthur
FLAUTA TRANSVERSAL: Emily, Keven e Lais
CLARINETA: Lucas Silva, Kaio, Rayla, Jhonatam
SAXOFONE: Kauê, Jeferson Raylan, Sthefany, Vitória, Profº. Juedson
TROMPETE: Maicon Franckin, Kaio Bezerra, Gaspar Viana
TROMBONE: Moisés
BOMBARDINO: Guilherme Henrique
TUBA: Stanley Yuri
CAJON: Sofhia e Juederson
MAESTRINA:  Dorinha Brandalise

sexta-feira, 15 de junho de 2018

Estádio Municipal José Pereira Rêgo recebe formatura de fiscais do Colégio Militar de Paraíso

O Estádio Municipal José Pereira Rêgo, localizado no Setor Oeste, recebeu na noite da última quarta-feira, dia 13, a Formatura do I Curso de Formação de Fiscais do Colégio da Polícia Militar (Unidade V) em Paraíso do Tocantins. A Cerimônia teve início às 18h30 e contou com a certificação de 51 alunos, que concluíram o curso de formação, se habilitando a fiscal do Colégio.
De acordo com o Diretor do Colégio da Polícia Militar, Capitão Fernando Gomes Oliveira, os fiscais terão uma importante função. “Os alunos fiscais são preparados para nos ajudar na condução da disciplina dos demais alunos do nosso Colégio”, destaca o Diretor, que também pontuou sobre o trabalho desempenhado na Unidade. “Preparamos os alunos para serem cidadãos, respeitando as normas e o próximo. Com isso temos visto mudanças de comportamento em nossos alunos”, ressalta.
A Cerimônia de Formatura contou com a participação da Banda da Polícia Militar do Estado do Tocantins e durante a programação, os quase mil alunos do Colégio se apresentaram no gramado do estádio.
A Diretora Regional de Educação de Paraíso  Wilsenir Martins enfatizou a importância da escola para toda a região do Vale do Araguaia.





FORMAÇÃO PNAIC


Foi realizada nos dia 7 e 8 de junho de 2018, o 1º encontro presencial do Pnaic (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) para professores e coordenadores pedagógicos do 1º ao 3º ano, e, para articuladores do programa Novo Mais Educação. A formação foi conduzida pelas formadoras regional do programa Rosângeça de Sousa Terreco e Glauce Gonçalvers da Silva Gomes com apoio das técnicas Maria José e Maria Tolentino. A professora Lucivânia Rosa de Sousa da Escola Estadual Trajano Coelho Neto de pium-TO enfatizou que " foram dois dias de aprendizado e troca de experiências que irá contribuir decisivamente para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas na escola, e, assim melhorar a aprendizagem dos alunos", disse a professora. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um acordo formal assumido pelo Governo Federal, estados, municípios e instituições de ensino superior públicas.







PROFESSORA LUCIVÂNICA ROSA DE SOUZA